Setor Família Neópolis

Pós encontros ECC

Pós encontros ECC
Calendário 2012

terça-feira, 26 de junho de 2012

Prorrogação das Inscrições XXV ECC Neópolis - Capim Macio

As inscrições para o XXV ECC da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Neópolis e Capim Macio, foram prorrogadas. Ocorrerão dias 25 e 26 de junho, no Salão Paroquial de Neópolis, a partir das 19h30.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

8º Pós-Encontro ECC Neópolis


Vem aí o Oitavo Pós-Encontro do ECC, dia 26/06/12, às 20h no Centro Pastoral de Neópolis. Tema: O Casal e Vida Missionária. Esperamos vocês lá!

XX Congresso Nacional do ECC - Carta aos Congressistas



FAMÍLIA, PROJETO DE DEUS”
“PRUDENTE É O HOMEM QUE EDIFICA SUA CASA SOBRE A ROCHA”
Presidente Prudente/SP, 13 de junho de 2012.

Prezados Congressistas.
É com imensa alegria que estamos nos preparando para recebê-los em Presidente Prudente por ocasião do XX Congresso Nacional do ECC.
Estamos em oração pedindo a Deus para que façam uma boa viagem e para que tenham um bom aproveitamento destes dias. Que os frutos deste grande encontro possam ajudar a Igreja como um todo.Que a graça de Deus os faça servir sempre mais e melhor a causa de Jesus Cristo, em especial àqueles que mais necessitam.
Teremos durante o Congresso a apresentação dos Painéis Simultâneos, com diversos temas, cujas experiências poderão ser implantadas nas suas comunidades. Mesmo depois do Congresso a Equipe estará à disposição para completar as informações ou proporcionar a oportunidade de conhecer melhor cada trabalho apresentado.
Portanto, sugerimos que conversem com seu (Arce)Bispo, com os Diretores Espirituais e com os Casais, decidindo quais das experiências seria mais interessante para  a realidade pastoral da  (Arqui)Diocese.
A partir de 20 de junho de 2012, estarão abertas, através do blog do Congresso,(eccnacional2012.blogspot.com.br) as inscrições para os Painéis Simultâneos. Cada Painel terá 55 vagas que serão preenchidas segundo a ordem das inscrições.
As inscrições poderão ser feitas também durante o Congresso, limitadas às vagas existentes.

Vejam os temas dos painéis:

1-    Assentamentos Rurais – A luta dos mais pobres para um pedaço de terra nem sempre é compreendida. Este painel ajudará a entender melhor trabalho da Comissão Pastoral da Terra. Aproveite esta oportunidade, e venha conversar com o Padre Jurandir, que é o coordenador deste trabalho na Diocese de Presidente Prudente.

2-    Colônia Santa Clara – Este é um trabalho de acolhimento ao irmão de rua, que começou pelo “incomodo” daqueles que dormiam sob a marquise da Igreja de Santa Rita de Cássia em Presidente Prudente. Vejam como o trabalho pode transformar estruturas e pessoas.

3-    Acampamentos Católicos – Grande trabalho de evangelização cujo método pode atingir todos os públicos, desde crianças, adolescentes, jovens, adultos, noivos, casais, e idosos. Se você nunca teve a oportunidade, conheça como esta ferramenta mudou nossa Diocese, e pode também mudar a sua cidade.
  
4-    Pastoral da Sobriedade – O trabalho com os pecadores contumazes é difícil, muitas vezes até discriminado, mas como para Deus nada é impossível, vejam como vale à pena montar um trabalho assim em sua Diocese.

5-    Acampamento ASP – Este é um trabalho único no Brasil. É um acampamento voltado para Agentes Penitenciários, Seguranças, Policias Civis e Militares. É um braço da pastoral Carcerária; é uma resposta de Amor, e uma proposta de Amor, para aqueles que trabalham com os detentos.

6-    Casa da Criança e do Adolescente – É um projeto de 3 décadas de trabalho em prol das Crianças e adolescentes, que tirou, e ainda tira, as crianças da rua da cidade de Pirapózinho/SP. A comunidade católica garante este projeto e dá suporte até a entrada destes no mercado de trabalho.

7-    Defesa da Vida – A vida vem sendo banalizada; o aborto já esta sendo discriminalizado pela lei; fale-se em eutanásia, em pena de morte. Até quando permitiremos que esta cultura de morte seja legalizada em nosso País? Muitas vezes somos omissos por falta de conhecimento!

8-    Casa Santa Marta – Este é um projeto de Deus, que vive pela providencia Dele. Trabalhando com acolhimento do irmão de rua, recuperação de dependência química, e também com um abrigo para menores vitima de violência física ou sexual, este projeto nasceu na oração, e na palavra de Deus colocada em prática. Isto todos podemos fazer; basta querer!

9-    Casa Tranoi – Leigos católicos estão à frente deste lindo trabalho de hospedagem de famílias necessitadas que tenham seus parentes, filhos, pais,mães, que estão internados nos hospitais de nossa cidade. É um trabalho de Amor, não apenas de dar pouso e comida, mas atenção e acolhimento.

10- ECJ – Encontro de Casais Jovens é um trabalho muito complementar ao nosso ECC, pois trabalha convidando os Casais recém casados, por ocasião dos proclamas, ou no máximo que tenham até 8 anos de casado. Tem mudado a vida de muitos jovens casais dando a eles o verdadeiro foco do significado da Promessa: “Até que a morte os separe...”

11- Semana da Família – Este é um tempo importante de cuidado com a Igreja Doméstica. Venha conhecer como enriquecer este momento em sua comunidade, ou então, veja como vale a pena implantá-lo.

12- Pastoral da Criança – Presidente Prudente tem a menor taxa de mortalidade infantil do Brasil, segundo a Revista Veja. Nossos médicos são os melhores? Nossos Hospitais são a causa? Achamos que a Pastoral da Criança ajudou a chegar a este índice. Você tem em sua Diocese este trabalho? Conheça, melhore, ou implante, e promova a vida.
13- Famílias em Missão – A pastoral da Visitação é tão importante, e além de dar carinho e atenção a todos, levar a boa nova do Evangelho, leva também ao Presbítero todas as necessidades de suas ovelhas. Esta pode ser a Missão que dará rumo a seus trabalhos pastorais.
14- Formação de Palestrantes - Manter o foco em cima da proposta do Padre. Alfonso Pastore.  Humildade e exemplo. Veja esta bela apresentação do Regional Sul I, que busca a origem do trabalho do ECC.
15- Formação de Casais Diocesanos – Este é um tema que será  apresentado pelo Regional Leste II, de Montes Claros/MG, que visa a formação de Casais Diocesanos. Estamos todos prontos, ou existe algo para melhorar?
16- Gesto Concreto do ECC – Veja como Jundiaí/SP encontrou uma maneira simples para tirar da rua os mendigos. Quando será que os enxergaremos como irmãos? Basta uma decisão! Venha participar deste Painel.
17- Casais de Segunda União – Como tratar estes nossos irmãos? Jesus teria por eles, menos Amor do que tem por pelos outros? Monsenhor Almir de Bauru/SP é quem nos dará as orientações para bem realizarmos este trabalho.
18- Dependência Química – Vem de Uberlândia/MG esta linda experiência. Amar estes nossos irmãos exige conhecimento, sabedoria, e a força de Deus. Não podemos ser co-dependentes, sofrendo calados, ou mesmo tentando fingir para nós mesmos que o problema não existe. Existe o problema e também a solução! Procure este painel, e veja o quanto se pode fazer por estes Amados de Deus.
Desejando uma abençoada participação, pedimos as orações de todos para o êxito do XX Congresso Nacional do ECC.
A Coordenação.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Inscrições XXV ECC Paróquia NS Aparecida




As inscrições para o XXV ECC da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Neópolis e Capim Macio, ocorrerão nos dias 21 e 22 de junho, no Salão Paroquial de Neópolis, a partir das 19h30.

domingo, 10 de junho de 2012

Correção Pós Encontro - ECRI



O próximo pós-encontro do ECRI  será dia 16/06/12, às 16 hrs não será mais no Centro Pastoral e sim na Escola Estadual Maia Neto, na rua Paraná, em Neópolis. Comemoraremos o nosso arraiá, então vá caracterizado e leve uma comida típica.

7o Pós-Encontro ECC


O próximo pós-encontro do ECC será muito especial. Participação e preparação da Pastoral Familiar. Esperamos vocês lá!

Dia 12/06, às 20h, no centro pastoral de neópolis.