Setor Família Neópolis

Pós encontros ECC

Pós encontros ECC
Calendário 2012

ECRI

O ECRI surgiu em nossa comunidade a partir de uma grande preocupação dos casais participantes do ECC em encontrar um espaço cristão para seus filhos menores.
Em 1994, foram escolhidos por Deus dois casais que foram participar da III etapa do ECC em Crato, Ceará. Durante o Encontro, nas atividades de círculos, tomaram conhecimento de um trabalho com crianças desenvolvido em João Pessoa, Paraíba. De volta à Paróquia, levaram a notícia ao orientador espiritual, Padre Nunes, que imediatamente acatou a idéia de realizar o Encontro de Crianças com Cristo.
No início das atividades pastorais de 1995, procurou-se a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em João Pessoa, comunidade que vivencia o evento, mas como seu pároco estava sendo substituído, o ECRI foi impossibilitado de acontecer naquele momento.
Em setembro de 1995, casais do ECC e jovens do SEGUE-ME realizaram, de forma amadora, um encontro de crianças na Escola Estadual Ferreira ltajubá, em Neópolis, buscando plantar a semente do ECRI. Foi um sucesso.
O sonho começou a se tornar realidade em setembro de 1996, com a participação de Padre Nunes, dois casais e quatro jovens no VII ECRI da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em João Pessoa. Em 08 de março de 1997, aconteceu o tão esperado ECRI, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Neópolis, Natal, RN. Concretizou-se o desejo de permitir às crianças que conheçam cada vez mais o caminho da luz, que é JESUS CRISTO, evangelizando assim suas famílias.
Daí em diante, o encontro tem acontecido anualmente em nossa Paróquia, o último foi realizado nos dias 26 e 27 de maio de 2012. Nestes 16 anos já participaram do ECRI 1150 crianças.

O ECRI tem como principais objetivos:

1. Despertar nas crianças o sentido do Evangelho para que possam vivê-lo com sua família no seu dia a dia;
2. Levar as crianças a atuarem, junto com diversos serviços da Igreja, na construção do reino de Deus;
3. Ajudar, através da vivência Cristã e do estímulo ao amor, do diálogo e da caridade, a vida em família.

Além desses objetivos, as crianças devem:

* Manter a integração das pastorais, mostrando que Igreja é partilha, é participação;
* Procurar ser exemplo de vida para as crianças da comunidade;
* Resgatar os “encontreiros” de anos anteriores que se encontram afastados do segmento;
* Orientar os pais e as famílias para assumirem, realmente, suas verdadeiras funções dentro do ECRI.

Participantes

Participam do ECRI crianças com idade entre 08 e 11 anos completos até a data de realização do encontro.
Após o encontro, dando continuidade ao trabalho de evangelização, são realizados quinzenalmente Pós Encontros, nos quais os temas desenvolvidos são abordados de acordo com a programação da Paróquia para o ano em curso, não se esquecendo de momentos fortes como: Campanha da Fraternidade, Semana Santa, Páscoa, Mês de Maria (maio), Corpus Christi, Mês Vocacional (agosto), Mês da Bíblia (setembro), Festa da Padroeira (outubro) e o Natal.

O ECRI é uma escola da vida onde se cresce, não apenas no aspecto físico, mas, sobretudo, na maneira de pensar e, conseqüentemente, nas ações. A cada tarefa realizada, aprende-se a partilhar, a ter humildade, a praticar honestidade e, principalmente, a amar o próximo.

Observam-se mudanças crescentes no lado espiritual, proporcionadas pelo ECRI, na medida em que se persevera na caminhada, aprendendo-se a vencer obstáculos, a ser mais tolerante, a partilhar, a trabalhar em grupo, adaptando-se às diferenças individuais e diversidade de tarefas, tomando-as crianças diferentes.

O ECRI vem trabalhando de forma dinâmica, aberta, democrática e responsável, contando com o apoio dos jovens do JUNE, SEGUE-ME e casais do ECC, e desenvolvendo atividades integradas com a catequese e outros eventos.

No processo de evangelização enfatizamos temas da atualidade, abordando o Evangelho como o verdadeiro caminho de um cristão. Além disso, para ajudar nas reflexões, são criadas e vivenciadas pelas crianças situações nas quais o personagem principal é JESUS CRISTO no mundo atual - a luz para caminhada do verdadeiro cristão.

A Equipe Dirigente do ECRI é formada por casais (Wendell e Luciana, Osvaldo e Glifer), jovens ( Arthur de Souza, Christina Nóbrega) e crianças (Daniel Matias, Cibelle de Araújo, Lucas de Medeiros, Mabelle de Araújo, Talita Gomes).
Contatos podem ser feitos pelo email: ecrineopolis@gmail.com , twitter: twitter.com/ecrineopolis