Setor Família Neópolis

Pós encontros ECC

Pós encontros ECC
Calendário 2012

PASTORAL FAMILIAR


PASTORAL FAMILIAR
                    Jesus Cristo ao nascer em uma família quis com isso elevar a uma grandeza sem par a importância da família, não apenas para os seus componentes, pai, mãe, filhos, etc., mas para toda uma comunidade. A sociedade, mais que de gente, é formada por famílias.

No entanto, somos todos conscientes das grandes dificuldades que atravessam as famílias nos dias atuais, circunstâncias que o Beato João Paulo II já havia classificado como “luzes” e “sombras”1. Dificuldades já conhecidas, como a ameaça do aborto, as relações matrimoniais livres, as separações, as drogas que invadem as casas e arrastam pais e filhos, o desemprego, as gritantes desigualdades sociais, etc. Mas, nem por isso, há de se ofuscar a melhoria nas condições da vida e de respeito à mulher e à criança, o aumento de uma fé religiosa mais consciente, etc.

A Igreja quer responder aos grandes desafios da família no mundo atual, mediante uma catequese específica que deve ser assumida por todos os homens e mulheres de boa vontade, e, sobretudo, por uma PASTORAL FAMILIAR, forte, estruturada e atuante nas áreas para as quais se exige a sua ação evangelizadora, que é a família em sua expressão maior, atingindo o homem, desde a concepção, passando pelo batismo, catequese, crisma, adolescência, namoro, noivado, casamento, vida adulta e terceira idade. É uma ação organizada e planejada, que se realiza na igreja, por meio de agentes específicos, capazes de oferecer os instrumentos necessários para a formação das famílias agindo basicamente, em três campos ou etapas de atuação.

1- Setor pré- matrimonial: atividades que visam preparar as pessoas para constituírem famílias. Este setor está ligado à catequese de crianças e jovens, grupos de jovens, encontros para namorados, cursos de noivos, acompanhamento de casamentos, etc.

2- Setor pós – matrimonial: atividades que buscam, atender as famílias já construídas desenvolvendo serviços de evangelização para casais, visitas as famílias, aconselhamento, temas relativos à defesa da vida, como planejamento familiar, métodos naturais de controle, aborto, eutanásia, sexualidade, etc.

3- Casos especiais: atividades que buscam a evangelização de famílias incompletas ou em situações irregulares separadas, mães ou pais solteiros, uniões livres, batizados em segunda união civil, etc.


                        A ação da Pastoral Familiar acompanha o homem e a mulher em todas essas fases, simplesmente porque em nenhum momento “deixamos de ser família”, só mudamos de “fase” ou “estágio”. Somos filhos, podemos também ser pais ou avós. Não se trata aqui de super-pastoral ou de pastoral superior, mas sim, de um serviço imprescindível à Igreja, ao homem e à sociedade. “A sociedade será tão melhor, quanto melhor forem as famílias”.

Essa ação pastoral é realizada por pessoas dedicadas, jovens, adultos, solteiros ou casados, mas desejosas de implantar a semente da esperança de um mundo melhor. O trabalho em prol da família é urgente e contínuo. A Pastoral Familiar da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, assim como todas as demais Pastorais, Movimentos e Associações rogam ao Senhor da Vinha para que desperte mais e mais nos corações dos nossos paroquianos o desejo de atender o chamado do ide também vós para a vinha, e eu vos darei o que for justo (Mt. 20,3).

Como ser então um agente pastoral da Pastoral Familiar? Simples, basta querer e contatar com a Secretaria Paroquial (3615.2831). As nossas reuniões são quinzenais, às quintas-feiras, das 20:00 às 22:00 horas, no Centro Pastoral de Neópolis. Você é nosso convidado. Venha, escute, experimente, se dê o direito de ver e participar. Nós precisamos de você.
Contatos podem ser feitos também por email: pastoralfamiliarneopolis@gmail.com e pelo twitter: http://twitter.com/pastfamneopolis

A Pastoral Familiar neste ano de 2013, tem como coordenadores o casal Hilton e Luciene.


1 Encíclica Familiaris Consortio, nº 6